segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

Segunda-feira 16 de Fevereiro de 2009







Aviso nº 1 - Este texto foi escrito dia 17/2/2009
Aviso nº 2 - Quem tiver uma consciência aguda da sua CONDIÇÃO FEMININA e ficar ofendida com considerações machistas, não deve ler.

EU NÃO DEVO LER.
Também não devo ser a autora.
Se alguém disser que fui eu quem escreveu, nego, veementemente.


ESTÃO AVISADAS.

A sério.

É altura de parar.

Tudo começou há alguns meses, quando recebi uma "nomeação" da Ordem.

Abre parêntesis:

Faço "Oficiosas" pela razão mais estúpida de todas. Como me diz o meu Patrono.
Acho que é meu dever.
O que me paga o Estado português não chega para:
O papel que gasto.
As deslocações.
Os telefonemas.
As preocupações.
Só recebo uma vez por ano.

Faço porque penso, lá está, que TODOS têm DIREITO à melhor defesa possível.
Posso garantir, que nas nomeações que aceito, SOU a melhor defesa possível.
Fecha Parêntesis.

Quando recebo as tais nomeações, tento logo contactar com as pessoas.
Os "oficiosos" são do pior.
Não são eles quem procura o Advogado.
O Advogado é que os procura a eles.

Claro que, na maior parte, são SARILHOS de todo o tamanho.
Porque a vida destas pessoas já é um SARILHO completo.

No caso em questão não era assim.

Eram só uns "rapazelhos" que tinham andado "à porrada" num bar.
O que levou, não gostou.
E Aí têm.
Um CASO de Ofensas à Integridade Física (simples).

Com um GRANDE pedido de INDEMNIZAÇÃO CIVIL.
Porque isto, não há quem não pense, que é como na televisão.

Depois de muito insistir (cartas registadas, simples, recados, etcs) lá vieram falar comigo.

Depois esqueceram-se.

Quando chegou à altura de juntar testemunhas e "construir" um caso decente:
Não apareceram.
Não telefonaram.
Tinham mais que fazer, como se compreende.

A defesa ficou "pendurada".

Sem "DEFESA".

O Código permite apresentar testemunhas na própria Audiência, desde que sejam "de vista" (esta é uma expressão "coimbrã" em Lisboa diz-se de outra forma) e se reputem "essenciais" para a descoberta da "verdade material".
Têm é de estar no Tribunal naquele dia.
O que ia ser complicado.
Porque todas estas pessoas são muito "ocupadas".

Antes disso, porque já previa estas "complicações", entrei em contacto com o colega da outra parte para o sondar da possibilidade de chegar a um acordo.
Quando há um pedido de Indemnização Civil, queridas amigas, o que querem é dinheiro!

Telefonei.

Tenho uma vozinha de menina pequena.
Dá muito jeito para contar histórias.
Consigo imitar qualquer desenho animado.

É mais difícil convencer alguém ao telefone.

Tenho um truque para "disfarçar":
Falo len-ta e ar-ti-cu-la-da-men-te.

Já me ouvi em gravações.
É hilariante.

Ao telefone devo soar como uma criança exageradamente bem educada e pomposa.
Frente a Frente não tem grande importância.
Ao telefone é "mortal".

O Colega não me levou a sério.
Achou que estava a falar com uma "pita".

Enervou-me à brava.

As profissões ligadas ao Direito:
A Advocacia,
A Magistratura,
O Notariado,
Os Conservadores,

São os "últimos" redutos do macho.

Quem estuda Direito sabe do que estou a falar:
Os Professores Doutores são HOMENS.
Mulheres são Assistentes.

Quando o tema é DIREITO PÚBLICO - Administrativo; Fiscal, etc.
Olham para nós com "peninha".
Coitadinhas...a nossa cabecinha não chega LÁ.

Se estiverem atentas, mesmo na comunicação social, hão-de ver as "cabeças pensantes" muito preocupadas com a "feminização" destas profissões.
Já houve quem defendesse "quotas" masculinas para o CEJ (Centro de Estudos Judiciários- onde se formam os juízes).

UIII, O MEDO da JURISPRUDÊNCIA feita por mulheres.

Só há dois anos (se a memória não me atraiçoa) é que foi nomeada uma SEGUNDA Juiz para o SUPREMO.

Nos jantares de ADVOGADOS há sempre uma parte onde se contam histórias para chocar as meninas.

E

Há sempre algum colega que se lembra de exercer o seu "domínio" com as colegas mais novas.

Pelo telefone pareceu-me UM destes.

Mandei-o "pastar".
Só voltei a "falar" por mail.

Claro que não se chegou a nenhum acordo.
Fazia "exigências" ridículas.

No entanto:

Eu não tinha DEFESA.
Ele tinha um caso SÓLIDO.
(Embora nunca se saiba.)

Tinha fotografias.
Tinha testemunhas.
Tinha documentos hospitalares.
Tinha relatórios médicos.

Eu?
NADA.

Depoimentos dos arguidos.
Só.

Pensei:

Tenho de chegar a acordo.
Esta era a MELHOR defesa.

ESTA É A PARTE QUE NÃO DEVEM LER

Sabem como se faz com um gajo que tem a mania que é MACHO (ISTA)?

Usa-se o que a natureza nos deu.

Cérebro entre as orelhas.

Tudo o resto do pescoço para baixo.

Escolhi a roupa em função disto.

Tenho pena que não consigam ver bem.
Tirei as fotos quando cheguei a casa já de noite.
Amarrotada.
Sem brilho.

O fato que vesti é um dos meus "uniformes".
O melhor que tenho.
Não por ser o mais caro (é da MANGO).
Por ser o que melhor me "veste".

O tecido é macio com um pouco de brilho.
Discreto.
De um tom de castanho suave.
Riscas brancas.

A saia tem o comprimento e a "justeza" certas.
O casaco abotoa-me na cintura.
Os ombros ficam-me nos ombros.

A camisa branca.
Mesmo branca.
Gasto uma fortuna na lavandaria por causa das camisas brancas.
Têm de ser BRANCAS.
Só assim o impacto é o esperado.
Se não for BRANCA.
Não funciona.

Quando deixam de ser BRANCAS.
Mandem fora.
Vistam debaixo de outra.
Mas não USEM.

Esta em particular tem nervuras, e um ar "masculino".

Escolhi meias de renda às flores.
Sapatos redondos com um ligeiro tacão.

Fazem-me pernas bonitas.

Tencionava usar "isso".

Pintei um pouco os olhos.
Rímel.
Sombra.
Um pouco de batom.

Coisas que não faço habitualmente.
Que também tencionava usar.

Tomei banho com sabonete.
Passei creme de corpo com o mesmo cheiro.

Cheiros são muito importantes.

Assim "armada" lá fui.

Quando cheguei ao "Tribunas" e se fez a chamada, verifiquei que o colega não era nada do que eu esperava.
Um "filho-da-mãe" pouco mais velho.
Ou da mesma idade.
Com a "mania" de "papar criancinhas".

Afinal:

Um velhinho de barbas.
Simpático.
Cavalheiro.

Que me tratou por "cara colega".

Encurtando razões.

Tanto TRABALHO para nada.
Ou talvez não.

A "beleza" funciona sempre.
Digo-vos eu.
Que não sou nenhuma BELEZA.
MAS SEI.

Entrámos mesmo em acordo.

Desistência de queixa.
Algum dinheiro.
Menos de metade do que o que pedia inicialmente.

FIM.

Hoje (ontem) vesti:

Saia e Casaco MANGO;

Camisa branca NAF-NAF;

Casaco de agasalho MANGO;

Mala BURBERRYS;

Sapatos sem marca - já são muito velhos. Gosto muito deles. Uso-os sempre. Mesmo quando não estão na moda.


ATENÇÃO:
O clip na barra lateral (DEOLINDA - Fado Toninho) é para ouvir.
Complementa, com ironia, a "figura de estilo" que prefiro, o que acabei de vos dizer.






















3 comentários:

Anónimo disse...

Viva a vitoria do cerebro entre as orelhas!
VIVA!!!!

Unknown disse...

Adoro os fatos da mango por isso mesmo, por assentarem no sítio certo!

Bem jogado porque, muitas vezes, independentemente da profissão ou dos objectivos, a vida é um jogo!!

Um beijo bom.

Colérica disse...

Este texto caiu tão bem quanto teu "fato" (que aqui no Brasil chamamos de "terno" ou tailleur, mesmo para mulheres).
Além de estares dominando cada vez mais as "tecnologias blogueiras", tuas palavras estão cada vez mais refinadas. Adoro ler-te.
Beijos