quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

Quinta-feira 5 e Fevereiro de 2009








Tudo em tudo.
Foi um bom dia.

Há uns tempos procurou-me uma pessoa que desejava "falar-me em confidência".
Achei graça porque me falam sempre "em confidência".
Ao Padre.
Ao Médico.
Ao Advogado.

A "confidência" era uma confissão.

Existia um crime.

Pelo menos assim é tipificado pelo Código.

Num dos meus "repentes" decidi VER.

Hoje ficou resolvido.

De uma maneira verdadeiramente justa.
Equitativa.

Foi uma solução de DIREITO.
Também de bom-senso.

Para que acontecesse foi necessário:
Diálogo.
Entendimento.
Confiança.
Vontade.

Um Comandante de Posto (GNR).
Uma Procuradora.
Uma Advogada.
Um Arguido.
Uma Senhora Funcionária.
Uma Cidade pequena.

Um Comandante de Posto.

Soldado da GNR.
De botas desconfortáveis.
Farda fria.
Computador pré-histórico.
A impressora era dele próprio.
Olhos perfeitamente azuis.

Uma Procuradora.

Nova.
Nos três sentidos.
Uma menina.
Nova na Comarca.
Nova na profissão.
Olhos inteligentes.

Uma Advogada.

Velha.
Que só tem por si o seu passado.
Esta Procuradora não sabe quem sou.
Outros sabem.
Talvez (mais) experiente.
Talvez hábil.
Talvez "palavrosa".
Talvez convincente.
Olhos meus.

Um Arguido.

Arrependido.
Verdadeiramente.
Olhos descolorados.

Um crime "bagatelar".

Uma Senhora Funcionária.

Trabalha muitas horas.
Sem ser paga.
Já lhe fiz "companhia" num Sábado.
Tinha havido uma morte na rua.
Quando isso acontece o Procurador tem de ser chamado.
Há sempre um de "turno".
A Funcionária também tem de vir.

Nesse Sábado também eu de "turno".
Ficámos TODO o dia.
Comemos "barritas" e chocolates.
Bebemos café.
Nunca mais se resolvia a situação.
Não havia médico legista.

O remédio foi mesmo rir.
O Procurador.
Eu.
A Funcionária.
Cada um com as suas histórias.

Coisas que não se esquecem.
Também por isso.

Olhos.

Uma Cidade Pequena.

Porque todos nos "conhecemos".
Numa Cidade Grande talvez fosse difícil chegar a isto.
Possível era.
Está previsto na LEI.
Só é complicado porque "falha" e "falta" TUDO o resto.

Solução:

Suspensão do Inquérito (ainda não existe processo) por alguns meses.
Verifica-se, durante esse tempo, o arrependimento do arguido.
Também a sua "conformação" com o Direito.

O pagamento de uma quantia (a ser determinada pelo Juiz) a favor de uma instituição.
Porque:
Existiu crime.
Bagatelar, mas crime.

Evitou-se:

UM PROCESSO.
Com tudo o que isso acarreta.
Tempo.
Dinheiro.
Mais Tempo.
Mais dinheiro.
Para chegar ao MESMO final.

Os Tribunais estão "entupidos" com crimes desta natureza.
Bagatelas penais.

Que não deixam que as outras coisas "andem".
Têm "prioridade" em relação aos processos Cíveis, por exemplo.

Nesta Comarca não existem Tribunais especializados.
O que implica um trabalho enorme para os Juizes.

Três Juízos de competência geral.

A última vez que fiz um "levantamento" existiam 9.000 (nove mil) processos.
Média de 3.000 (três mil) por Juiz.

Impossível "correrem" TODOS com a celeridade que TODA a gente reclama.

Prioridade:
Arguidos presos.
Crianças.
Crime em geral.

Tudo o resto ESPERA.
E desespera.

Existiu um "castigo" para o crime.
Na medida justa.

Fiquei satisfeita.

Primeira LIÇÃO aprendida na faculdade:

O DIREITO NADA TEM A VER COM A JUSTIÇA.

Querido MESTRE:

(De vez em quando)

ESTÁ ENGANADO!

Hoje Vesti:

Saia a fazer de vestido STEFANEL;

É muito "antiga".
Do tempo em que se usavam saias compridas.
Sou pequena mas gosto muito de saias e vestidos compridos.
Por isso é que não a mandei cortar.
Tenho esperança de que ainda voltem a estar "de moda".

Casaco STEFANEL;

Camisola gola alta NAF-NAF;

Cinto MANGO;

Sapatos ZARA;

Mala GUESS;

P.S: Continuo a PROCURAR blogues.
Não tenho muito tempo para "pesquisar".
Indiquem-me alguns que conheçam e gostem.

OBRIGADA.

1 comentário:

Thales e Graziela disse...

Querida,

hoje meu caso foi de um deputado que construiu um CASTELO no interior pobre de um estado. Tinha empresas de segurança. Não recolhia os direitos trabalhistas. Milhares de trabalhadores em prejuízo. Um deles esteve uma vez no castelo e fiocou impressionado: o sabonete para lavar as mãos tinha a foto da esposa do deputado estampada.

beijos, Graziela
ps. veja o blog do meu querido que sugeri ontem, acho que vais gostar.