quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

Quinta-feira 18 de Fevereiro







O meu arguido de hoje (oficioso) é um cabo-verdiano "boa-pinta".
Só o conheci na primeira sessão do julgamento.

Há (talvez) oito ou nove semanas atrás:

Porque não percebi NADA da história que me contou,
Dez minutos antes do Julgamento,
A funcionária a chamar,
A Doutora Juiz já dentro da sala,
Mandei-o CALAR.
Tendo ele OBEDECIDO.

Lá dentro.
Fui notificada do "teor do Registo Criminal".

"Estranhamente",
tinha um crime do mesmo tipo.

Começa o julgamento.

1ª testemunha:
GNR.
Coitado.
Continuei sem PERCEBER patavina.

2ª testemunha:
GNR.
Videoconferência.
Do Tribunal da Régua.

Foi DIGNO.

A testemunha não sabia do que se tratava.

Tentativa,
por parte da procuradora,
para,
ao menos,
reconhecer o arguido.

QUE:
Teve de levantar-se.
Pôr-se em frente à Câmara.

Porque o comando não funcionava.

Ó PÁ...

O arguido baixava-se.

A Senhora Procuradora:

Perdida de riso.
Ela.
Eu.
A Juiz.
A Funcionária.
O Arguido.
A Testemunha.

Pedia-lhe:
"Mais para a esquerda."
"Mais para a direita."
"Mais para cima."
"Mais para baixo."

E a testemunha.
"Não consigo ver".

Com pronúncia:

"NUM CUNXIGO BERE"

"NUM CUNXIGO, XENHOURA DOUTOURA, NUM CUNXIGO"

"Mas conhece?"

"NUM XEI".

Para encurtar:
Foi tanto ou tão pouco que se marcou outra data para a senhora testemunha vir ao Tribunal,
prestar depoimento,
ao vivo e a cores.

Ainda assim fiquei com a "pulga atrás da orelha".

No meio da risada,
pareceu-me ouvir o senhor dizer que já tinha prestado testemunho.
Sobre os mesmos factos.
Por videocoferência.

Lá falei com o mocinho.
Com mais tempo.

Lá percebi.
Ou pensei perceber.

Lá cheguei à conclusão que,
SIM,
pelo menos por um dos crimes,
já tinha sido julgado.

É uma terra pequena.
Falei com a Colega.
Ela "deu-me" a Acusação e a Sentença.

Na outra data,
em alegações,
digo isso mesmo.

"Por Sentença proferida no âmbito dos autos de processo x...."

A Juiz manda extrair certidões.
Da acusação.
Da Sentença.

Para aferir do "facto novo".

"Ofereci-lhe" a(s) minha(s) cópias.
Não quis.
Vá lá saber-se porquê...

HOJE,

A SECÇÃO SÓ LHE FEZ CHEGAR A SENTENÇA.

Minhas queridas:

Andamos NISTO,
há,
pelo menos,
três sessões.

A Doutora Juiz.
A Senhora Procuradora.
A Funcionária.
O Arguido (que tem de faltar ao trabalho)
Eu.

Para julgar uma merdice.
Que já foi julgada.

E

A SECÇÃO SÓ LHE FEZ CHEGAR A SENTENÇA.

Não é possível.

Os recursos gastos.
O dinheiro perdido.


Vamos concordar que é cómico.

Para ver se não é trágico.

HOJE VESTI:

Tanto frio.

A "frente polar".
O estupor da "frente polar".

Vestido MASSIMO DUTTI;
( + Camisola interior)

Dizem que a seda "tapa" o frio e o calor.
Só se for aos "bichinhos".
Nem vos digo a "rapa" que passei!

Casaco MASSIMO DUTTI;

Dois pares de meias, não sei a marca.

Saco MANGO;

Cachecol não sei a marca;

Sapatos (parvos) não sei a marca.
São parvos.

Porque os comprei?
Porque os calcei.

"Cenas".
Pá.
"Cenas".

Sem comentários: