sexta-feira, 13 de novembro de 2009

Semana 9/11/2009 a 13/11/2009

Vou contar-vos a semana.
Sem fotos.
Porque não as tirei.

Exercício de memória.

Segunda.

Manhã: Julgamento
Muito engraçado.
Não conheço o arguido.

Parece-me que ele já foi julgado pelo mesmo crime.
É giro.
É.
Segunda-feira vos direi.

Tarde: Levar a filha ao Porto.

"Perdi-me" no regresso.
Não me importo.
Desde que esteja sozinha.
Encontro sempre o caminho.

Confirma-se.
Encontrei.

Vestia:

Saia DESIGUAL;

ATENÇÃO:
NUNCA MAIS vou comprar nada desta marca.

Custa um dinheirão.
A qualidade é péssima.
Há imitações (bastante boas) no chinês.

Vão-se lixar!

Camisa sem marca;

Camisola LANIDOR;

Sapatos ZARA;

Mala Mango;

Terça-feira.

Empresa.
Só.

Vesti:

Vestido de lã NAF-NAF;

Cachecol NAF-NAF;

Camisola ZARA;

Colete pelo NAF-NAF;

Botas LANIDOR;

Mala MANGO;


Quarta-feira.

Clientes no escritório.
Se não fosse trágico era cómico.

Mete:
Ovelhas.
Terra.
Água.
Casas.

É demais!!!

Vesti:

Pouco adequadamente, devo dizer.

Saia MANGO;

É uma muito engraçada.
Parece ser de uma boneca russa.

Camisola cinzenta ZARA;

Colete lã H&M;

Sapatos MANGO;

Meias CALZADÓNIA;

Mala MANGO;


Quinta-feira.

Manhã: filha mais nova.

Tarde:
Uma amiga vai divorciar-se.

Enquanto advogada não vou "servi-la".
Nem devo.

Isto é complicado.

Gosto muito dela.
E
Sei que não é perfeita.

Toda a tarde a ouvi.

A minha cabeça de Advogada.
O meu coração de Amiga.

Ela preferia que fosse eu.

Disse-lhe que não.

Sou visita da casa dela.

Custou-me.

O primeiro impulso foi dizer:
"SIM.
CLARO QUE SIM."

Só que não iria ser bom.
Nem para ela.
Nem para mim.

Estando sempre pronta para a aconselhar,
Não podia vir a ser a "Advogada que lhe tratou do divórcio".

Para os filhos.
A "tia" que divorciou a mãe.

Não dá.

Porque tenho eu este peso na consciência?

Porque sim.

Porque fiz (alguns) juízos de valor.
Porque considerei que ela não tinha razão.

Raios partam.

Depois:
Mais uns clientes.

Já nem tinha paciência para os ouvir.
Quanto mais...

Vestia:

Saia preta MANGO;

Camisola preta MANGO;

Meias com corações (vejam bem a ironia...uma pessoa veste-se de manhã com meias aos corações, e depois é ISTO.) que comprei já não sei onde.

Casaco de pele cor-de-rosa;

Sabrinas MANGO;

Mala cor-de-rosa LANIDOR;

Não foi um dia bom.

Há noite.
Mesmo à noitinha.
Comprei uma máquina de fazer pão.

E fiz.

Só acabou de cozer lá para a uma da manhã.
Eu e o marido comemos.
Quentinho.
Com manteiga.
E nós.

Consolo.

Sexta.

Hoje foi dia de Sentenças.
Quem marca leitura de sentença para uma sexta-feira 13?

Sei lá eu!
Só sei que foi.

Uma:
Correu bem.
Foi absolvido.

Outra:
Correu mal.
Foi condenado a pena de prisão de dois anos e seis meses.
Suspensa por igual período.

Não foi mau.
Até foi bom.

Vinha acusado de um crime de "maus tratos a cônjuge" e "violação de domicílio".

O crime de maus tratos só é punível com pena de prisão.

Era um ucraniano.

Olhos AZUIS.
Tristes.
Tristes.

Bebe muito.

Fala muito mal o português.
Precisei do intérprete.

Já tinha três condenações anteriores.
Condução sob o efeito do álcool.

Estão familiarizadas com os preconceitos?

Os ucranianos.
(Os de leste em geral.)
Bebem muito.
São maus.
São instruídos.

As ucranianas.
São lindas.
"despassaradas".
"põem a cabeça dos homens" a andar à roda.

Pronto.

Então é isso.

A ucraniana andava com outros homens.

O ucraniano.
Operário especializado e competentíssimo.
Não gostou.

Discutiam.
Ela pô-lo fora de casa.

Ele entrou.
Deu-lhe uns murros.

"Dores no coração" disse ele.
"Dores no corpo todo" disse ela.

Vai ser sujeito a um programa de reinserção.
Um tratamento de "desintoxicação" alcoólica.
Bom para ele.

Foi uma sentença justa.

De uma menina (juiz) justa.

Ele bateu-lhe.
Com violência.
Entrou-lhe em casa.
Podia ter acontecido TUDO.

Faz mal que fique (na mesma) triste por ele?

Vesti:

Vestido LANIDOR;

Casaco (por cima) BENETTON;

Cinto MISS SIXTY;

Sapatos sem marca;

Mala MANGO;

Sobretudo MANGO;

O que foi divertido:
Ver que me conseguia lembrar do que tinha vestido.

1 comentário:

Thales e Graziela disse...

Querida,

saudade!!! Que bom que continuas aqui e com suas histórias tão interessantes e sua consciência tão sábia.
Me emociona ver que não cedes ao preconceito, que seja capaz de sentir as dores no coração de um e no corpo da outra. Deve ser difícil isso para quem "tem que defender uma das partes".
Deve ser muito bom se perder no Porto e comer esse pão quentinho.
Cá no Brasil andamos encalorados com o verão que vem chegando.
Preciso te contar que aquele médico está preso, já teve negado habeas corpus em três instâncias. Foi preso porque apesar do peso das acusações de 51 mulheres continuava clinicando e, dizem, molestando. Testemunhas estão já sendo ouvidas. Vamos ver.
Tenho depois que te contar de outras da justiça brasileira e as coisas da vidinha aqui. Gosto de trocar idéias com uma culta de outra cultura e de um país tão irmão.
Te mando um email hora dessas.
beijinhos, Graziela